COMO VENCER TODAS AS DIFICULDADES DO CASAMENTO

Rate this post

Educação e cultura não bastam para fazer um casamento feliz. Fazemos essa afirmação com muito cuidado. As chances de ocorrer desavenças, sofrimento e conflitos são maiores num casamento onde os cônjuges não partilham da mesma prática e compromisso cristãos. Por mais que ele ou ela seja uma pessoa educada, culta e experiente, falta-lhe a presença do Espírito Santo no seu coração. Educação não resolve todos os problemas do homem.

Faz alguns anos, os jornais publicaram um escândalo ocorrido com o reitor de uma universidade federal aqui no Brasil. Era um homem que estou no exterior, cheio de cultura e conhecimentos. Era um homem brilhante. Infelizmente, era corrupto. Acabou sendo processado por haver-se enriquecido às custas do dinheiro público. Não estamos dizendo que todos os intelectuais e homens cultos do país são corruptos. Apenas que existem coisas que somente o Espírito de Deus pode fazer. Educação, cultura e conhecimento são coisas boas e devem, quando possível, ser adquiridas. Mas elas não substituem o poder do Espírito Santo que habilita duas pessoas diferentes a viverem felizes, anos a fio, debaixo de um mesmo teto.

Depois de anos de escândalo, o príncipe Charles e a princesa Diana anunciaram em 1996 sua intenção de se divorciarem. Cada um confessou que havia sido infiel no casamento. O pomposo casamento de Charles e Diana, em 1981, na famosa Catedral de São Paulo, em Londres, foi considerado o casamento do século. Jovens, ricos, bonitos, educados, famosos, foram entretanto incapazes de viver como marido e mulher. Acabaram por quebrar os votos de fidelidade que haviam feito perante o mundo inteiro, que assistiu deslumbrado a cerimônia de seu casamento pela televisão.

Voltamos a dizer que não estamos afirmando ingenuamente que casais crentes nunca terão problemas em seus casamentos e famílias. Nem que todos os casais não cristãos não conseguirão ser felizes juntos. O que afirmamos é que, cheios do Espírito, terão o poder necessário para vencer tais dificuldades – coisa que uma boa educação não dá. Nunca deixou de nos impressionar o fato de que homens e mulheres ilustres, intelectuais e artistas famosos, mesmo tendo sido capazes de vencer na vida, frequentemente têm uma vida pessoal e afetiva conturbada, passando por vários casamentos, divórcios litigiosos e conflitos com os filhos. Na sua autobiografia, o multimilionário americano J. Paul Getty refere-se aos seus cinco casamentos e cinco divórcios: “Em resumo”, diz ele, “foram cinco fracassos”. Em seguida, ele que foi uma das pessoas mais ricas do mundo, faz a seguinte pergunta excruciante: “Como e por que foi possível para mim construir meu próprio automóvel, perfurar poços de petróleo, construir uma fábrica de aviões, erigir e liderar um império financeiro – mas não fui capaz de manter ao menos uma relação marital satisfatória?”

Pela graça de Deus, mesmo as pessoas menos cultas, conhecendo a Deus, tendo Seu Espírito e enchendo-se dele, poderão ser como o mais sábio dos homens. É no temor que os pais têm do Senhor que os filhos encontram um forte refúgio (Pv. 14:26).

Adaptado de Augutus Lopes e Minka Lopes, “A Bíblia e Sua Família”, Ed. Cultura Cristã, p. 19-20.

Marcado , , , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

5 Respostas para COMO VENCER TODAS AS DIFICULDADES DO CASAMENTO

  1. estava precisando ler e agora que lie estou aliviada

  2. muito cheio de ensinamento .

  3. fernandes diz:

    as vezes é precisso tomar alguns sustos no casameto p perceber o quanto aquela pessoa vale p gente !

  4. Paulo diz:

    O casamento é feito de pequenas coisas:
    “Não, não foi a paixão por outra pessoa que destruiu a relação, foram as gotas diárias de indiferença, falta de carinho, falta de tempo, grosseria, distanciamento e falta de investimento que minaram o casamento. A pergunta sempre é “ainda tem como salvar a relação?”. Sim, claro que sim. Mas há um preço a se pagar. É necessário abrir mão das mágoas acumuladas durante os anos e dedicar-se à arte da (re)conquista.”

    http://psicologiaembrasilia.blogspot.com.br/2012/09/casamento-gota-dagua.html

  5. dias diz:

    A falta de dialogo, seja pelo motivo que for: trabalho, filhos, cansaço…. diminui a intimidade entre o casal e vira rotina.. quando na presença de dificuldades um casal que nao conversa nao se sente na liberdade com o outro e tenta enfrentar sozinho o problema… e ai é um ciclo cada vez mais ficam afastadoscada um resolvendo a sua propria vida e deixando de caminhar lado a lado… e pensando estar sozinho se permitem fazer coisas e aí vem as traições… a indiferança gerando muitos sentimentos que só o sangue de Jesus pra lavar….não é fácil…mas por amor suportamos e por JEsUS vencemos….

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *