RESERVE OS FINAIS DE SEMANA PARA SUA FAMÍLIA

Rate this post

Recentemente, uma mãe que trabalha e tem um filho de sete anos contou-me suas experiências com a simplificação. Ela estava animada com a idéia de viver com mais simplicidade, porém esse objetivo parecia impossível de ser alcançado. Era uma profissional autônoma, trabalhava muitas horas por dia e, consequentemente, tinha pouco tempo livre.

Certo dia, então, seu filho perguntou-lhe: “Mãe, você nunca senta?”

Ela ficou chocada com a pergunta, mas entendeu imediatamente o que ele queria lhe dizer: sua agenda era tão agitada que sempre corria de uma tarefa para outra e nunca sobrava tempo para simplesmente sentar-se e ficar com o filho. Depois de pensar bastante sobre a questão, ela decidiu que, enquanto não conseguisse arranjar um meio de reduzir o trabalho semanal, poderia simplificar os finais de semana.

Aos poucos ela adaptou sua agenda. Agora, a partir das cinco da tarde de sexta-feira, até as nove da manhã de segunda-feira, ela não atende a nenhum telefonema nem faz ligações; não aceita convites para festas; não lê jornais ou assiste à televisão e não faz nada referente ao trabalho – se não ficaram prontos durante a semana, não serão feitos.

Ela passa o fim de semana inteiro com o marido e o filho. Juntos desfrutam de manhãs preguiçosas, dormindo até tarde, lendo e jogando. Podem dar um passeio ou ir ao cinema, mas não programam nada que tenham que fazer. Os amigos sabem que ela não está disponível nos finais de semana, a menos que haja uma emergência.

Nas manhãs de segunda-feira ela não apenas passa algumas horas ininterruptas com sua família, mas também descansa e toma fôlego para começar mais uma semana agitada.

Talvez, por causa da idade de seus filhos ou de outros compromissos familiares que você tenha, não seja possível simplificar seu fim de semana inteiro atualmente. Apesar disso, pense em algumas maneiras para que você possa liberar parte dele ou outra parte da semana.

Uma de minhas leitoras, uma médica que divide seu tempo entre a família e o trabalho, contou-me que ela, o marido e os quatro filhos – entre 12 e 16 anos -, fazem de sábado sua ‘noite de sanduíche e filme’. Todos comem sanduíches e batata fritas (o único dia da semana em que têm permissão para isso) enquanto relaxam e diminuem o ritmo intenso da semana assistindo a um vídeo juntos.

Extraído de Elaine St. James, “Simplifique Sua Vida com Seus Filhos”, Ed. Mandarim, p. 35 e 36.

Marcado , , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *