Organizando-se

Rate this post

“Jesus veio à Terra para nos salvar de alguma coisa. O que será?”, pensei. Ele veio para me libertar de uma vida de egoísmo e pecado, e de todos os meus hábitos maus. Deus desejava que meu lar refletisse completamente a ordem do Céu, tanto por dentro como por fora. Isso só seria possível se eu deixasse Jesus reinar no trono de meu coração, de meus pensamentos e de minhas ações.

Será que eu filtraria tudo através de Cristo e O permitiria ser o meu Senhor, o Guia de minha vida?

A RAIZ DE TODOS OS PROBLEMAS !?

Comecei a perceber que o problema das falhas em minha vida era porque eu não tinha o hábito de me manter em união e comunhão com Deus e com o Céu. Percebi que era natural consultar e conversar com o “próprio eu”, mas desse modo eu servia o pecado, o egoísmo e meus velhos hábitos. Mateus 1:21 diz que Jesus veio me salvar dos meus pecados, não me salvar neles!

Jesus quer me livrar de uma vida de autosuficiência, para uma vida espiritual em Cristo. Ele fará isso ao me levar a ter um relacionamento tão íntimo com Ele que através da união e comunhão com o Céu minha mente e meu lar sejam mudados.

Eu desejava me libertar de toda desordem e impureza, e estava determinada a seguir a Jesus em vez do próprio eu. Mas como posso me organizar? Como posso me relacionar com Jesus e deixar que Ele me guie?

Como posso aprender a segui-Lo? Gostaria que meu lar tivesse aquele amor de origem celeste que reflete uma organização correta em cada aposento da casa, bem como nas dependências de minha mente, minhas palavras e atos. Enquanto pensava e meditava nisso, olhei para minha casa e me perguntei: “O que Jesus gostaria que fosse mudado em minha casa?” Dei uma olhada ao redor, normalmente tudo estava limpo e em ordem.

APRENDENDO DE DEUS

Os pensamentos que meu Amigo e Salvador colocou em minha mente como resposta foram mais ou menos assim: “Está muito bom por fora, mas eu gostaria de sugerir mais ordem, limpeza e organização mais profunda em sua casa e isso começa em sua mente”. Jesus estava falando através da minha consciência, minha razão e intelecto. Sua voz mansa e delicada era um pensamento,não uma voz audível; no entanto, senti em meu íntimo que era a voz de Deus. Soava exatamente como I Coríntios 14:40, que diz: “Tudo, porém, seja feito com decência e ordem.”

Deus fala comigo e com você dessa maneira. Ele nos ama com essa intensidade.

Mesmo assim, inicialmente muitos de nós não percebemos, nem reconhecemos que essa voz vem de Deus e do Céu. Jesus quer ter um relacionamento tão íntimo conosco que Ele possa guiar cada detalhe de nossa vida. Se apenas cooperarmos primeiro com os pensamentos de Deus, então nossas palavras e ações serão divinamente inspiradas e capacitadas a fazer o que é correto.

Ele deseja caminhar e conversar conosco como fez com Enoque no passado. Era isso que eu queria, mas me sentia acanhada e temerosa. Lutei para saber o que fazer, então perguntei: “Quais são as Suas sugestões para mim?”

“Tudo no Céu é puro, limpo e bem organizado.Tudo significa mais do que simplesmente o centro do piso estar limpo e em ordem. Os cantos também estão limpos? As gavetas da sua mesa de canto estão em ordem? Sua escrivaninha, suas janelas, seus armários, seu sótão, sua garagem, seu carro, até mesmo seu jardim?” Os princípios de Deus são minuciosos e se aplicam a tudo! “Sally, você já leu sobre modéstia no vestuário? Eu gostaria também de lhe ajudar a organizar seu guardaroupa, se você Me convidar.”

Tem Deus colocado em sua mente esses ou outros pensamentos semelhantes? Deus quer ajudar-nos e é por isso que nos revela a necessidade de mudanças em nossa vida.

ENCONTRANDO PODER

“Sem Mim nada podeis fazer.” João 15:5. Mas “… para Deus tudo é possível”. Mateus 19:26. “Sob as Minhas vistas, te darei conselho.” Salmo 32:8. “De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei.” Hebreus 13:5. Sejam “… boas donas de casa”. Tito 2:5. Quando Deus me mostra áreas em meu lar que precisam ser mudadas ou restauradas, sinto que Ele está ali comigo fazendo com que isso seja possível através de Sua divina mão em minha mão.

Ele começa realizando uma mudança em minha atitude para com essa tarefa. À medida que coopero pensando: “Com Deus eu posso fazer isso e o farei!”, descubro que Seu poder divino auxilia meus fracos esforços que não apenas limpam as gavetas da minha mesa de canto, tornando-as asseadas e organizadas, mas mudam também minhas atitudes.

Cooperar com Jesus dessa maneira faz com que as mudanças sejam duradouras, pois começaram com minha mente e coração, capacitadas pelo Céu. Então, através de repetição Deus pode recriar meus hábitos e como resultado meu caráter é transformado. É assim que os novos caminhos substituem os velhos, “logo já não sou eu…, mas Cristo… em mim.” Gálatas 2:20.

O COMEÇO DE TUDO

Um dia senti que Deus desejava restaurar minha cozinha. Ele queria que eu fizesse isso, mas através de Cristo em mim, não em minha força de vontade humana. Essa é a aplicação de Gálatas 2:20. Primeiro, meus pensamentos e hábitos antigos devem ser crucificados. Preciso abandoná-los, e isso só pode acontecer prestando atenção aos pensamentos guiados por Deus.

Cristo pode realmente mudar meus pensamentos e desejos, meu coração, meus hábitos e até mesmo meus velhos modos de trabalhar ou reagir – qualquer coisa que eu coloque sob Seus cuidados! Você já experimentou isso também?

Ele pode mudar todo modo de pensar ou agir, herdado ou cultivado. Essa é a restauração do meu interior, é a parte de dentro do armário de meu coração e de minha vida que Deus deseja restaurar e transformar.

Ele me ensina essa aplicação espiritual ao me mostrar fisicamente o que é necessário para restaurar a ordem e limpeza dos armários de minha cozinha. Como Deus fez isso por mim?

A organização de minha casa começou primeiro com um aposento. Não consigo trabalhar mental ou fisicamente em toda a casa de uma vez, mas Deus me inspirou a começar com um aposento. Isso eu posso administrar com Jesus. Uso minha cozinha diariamente, por isso achei que esse seria um bom lugar para começar. Uma vez que eu conseguir colocá-la em ordem, preciso diariamente exercitar alguns novos hábitos de limpeza para manter essa ordem.

Começar em um aposento, limpá-lo e organizá-lo com Jesus; depois acrescentar àquele, o próximo aposento, enquanto mantenho a ordem no primeiro. Seguir dessa maneira, guiada por Deus, até que toda a casa, quintal, garagem e jardim alcancem a ordem do Céu. Primeiro Deus me orientou com o plano geral em minha mente, mas eu ainda tinha que aprender a cooperar, a ouvir e a seguir Jesus a cada momento.

Olhei para minha cozinha e perguntei a Deus: “Onde eu começo?” Mesmo esse único aposento parecia demais para mim; senti que o desespero batia à porta de meu coração.

“Confie no poder de Deus que está à sua disposição, e evite olhar para suas fraquezas e incapacidades”, foi a sugestão de Deus à minha mente. Eu respondi: “Senhor, ajuda-me!”

O pensamento continuou: “Por que você não começa com aquele armário; você tem tempo para ele hoje.” Esses pensamentos são a “voz mansa e delicada” do Céu me conduzindo no caminho da retidão. É Deus me encorajando, me lembrando que Ele está comigo e que me capacitará para realizar a Sua vontade.

DECIDIR E AGIR

Tomar decisões é uma parte importante para se organizar. Eu decidi fazer isso, guiada por Deus. Para minha surpresa, quando comecei a separar os objetos do armário e das gavetas, encontrei uma pilha de coisas que não pertencia àquele lugar, outra pilha de coisas para jogar fora ou vender e uma terceira pilha de coisas que precisavam ser colocadas de volta no armário.

Conforme pensava no conteúdo do armário, decidi que seria mais lógico que os utensílios para misturar e servir alimento estivessem mais perto do fogão para facilitar o acesso e para que o trabalho na cozinha fosse mais eficaz.

As facas e descascadores seriam colocados perto da tábua de cortar. Isso resultaria em mais eficiência e uma nova ordem de coisas.

Essa limpeza e reorganização de armários e gavetas tornaram-se mais complicadas do que a princípio imaginei; mas, oh, que sentimento de segurança, de que essa era a coisa certa a fazer e que eu seria mais feliz com todo esse trabalho e esforço! O Senhor realmente estava me guiando e me capacitando para essa tarefa e senti grande alegria dentro de mim.

Quase no fim dessa aventura restauradora, fiquei aborrecida quando surgiu dúvida em minha mente e em meu coração. O “eu” e Satanás também me sugeriam pensamentos.

Preciso aprender a discernir o Espírito a quem darei ouvidos e servirei. O Senhor me orientou a perseverar entregando os pensamentos e sentimentos de desânimo a Ele e Jesus me libertou desses maus pensamentos e sentimentos com Sua graça transformadora.

Minha mente, coração e os armários da cozinha estavam passando por uma limpeza, transformação e reorganização semelhante enquanto eu cooperava com o Céu. Através de minha entrega e da graça de Deus consegui realizar isso naquele dia. No dia seguinte, Deus e eu nos concentraríamos em outra seção de minha cozinha. E foi dessa maneira que minha cozinha ficou completamente limpa e organizada com Jesus.

REORGANIZAÇÃO ESPIRITUAL A RAIZ DE TUDO

Passei a ver que a organização de minha cozinha e de meus armários começou primeiro com a organização de minhas atitudes e meus pensamentos. Algumas atitudes precisavam ser descartadas, algumas simplesmente endireitadas. Ter Jesus comigo era e continua sendo o segredo do êxito.

A organização física estava me ensinado organização espiritual de minha mente e de meu coração. Colocá-los em ordem é um grande trabalho, e mantê-los requer “pequenas atenções com frequência”. Assim como no campo físico, acontece no campo espiritual – só Deus pode limpar os aposentos de minha mente e de meu coração! Por isso, preciso me entregar a Ele cada vez que atitudes e pensamentos errados forem identificados como desorganizados, e Ele será fiel em limpá-los com a minha cooperação.

Depois parei e olhei para a minha cozinha. Deus levou-me a pensar: “O balcão de minha cozinha está atraente? Está organizado e limpo?” Deus queria que eu  exercitasse a reflexão e avaliação do trabalho.

Vi que o balcão estava abarrotado de coisas. Fiz, então, a seguinte consideração a respeito de cada objeto: “Será que isso precisa estar aqui fora? Esse objeto deixa o balcão abarrotado; vou guardá-lo. Agora está melhor. Isso realmente não precisa estar aqui!”

Esse processo continuou até que tentando diferentes ideias, pude finalmente dizer: “Agora sim, está bonito! Com apenas alguns objetos em cima ele fica mais organizado e atraente. Senhor, alguma outra coisa precisa passar por mudanças?” Enquanto a minha consciência estava em silêncio, meu íntimo estava satisfeito e alegre. Minha cozinha estava muito agradável aos olhos, por dentro e por fora. Tinha sido restaurada pela submissão, esforço e graça de Deus.

Precisamos primeiro aprender a ser guiados por Deus e a ouvir Sua voz falando à nossa consciência. Reconhecê-la vem com a repetição diária, a cada momento, de novos hábitos de pensar e reagir com Cristo, os quais fazem com que hábitos novos de organização substituam os hábitos velhos que permitem desordem.

Agora, com esse novo método de união, comunhão e submissão, posso  levar Jesus comigo ao organizar meu banheiro, meu quarto, minha dispensa, sótão, garagem, etc., até que toda a casa esteja limpa e organizada por meio da capacitadora graça divina.

Decidi dar ou vender o excesso de coisas que de modo organizado não cabem em minha casa, minhas gavetas e meus armários. Preciso avaliar a diferença entre necessidade e desejo filtrando tudo através de Jesus.

Anos mais tarde, quando nos mudamos para Montana, Deus me pediu uma outra limpeza mais profunda nos armários, pois o tamanho da minha cozinha fora drasticamente reduzido. Eu tinha quatro jogos de louça em minha pequena cozinha. Com o espaço reduzido foi necessário substituí-los por um jogo maior de louça durável, o qual comprei com a venda dos outros quatro jogos. Agora tudo cabe certinho.

Deus me ajudou a ser racional e ser capaz de tomar decisões difíceis. Um daqueles jogos tinha valor sentimental – havia sido de minha avó – mesmo assim, eu não tinha espaço para guardá-lo devidamente. Você também terá suas próprias provações e dificuldades para manter sua casa em ordem de acordo com o Céu, mas Jesus está ao seu lado para lhe ajudar, capacitar e guiar. Siga-O!

CONHECENDO A DEUS

Organizar-se é uma boa maneira de conhecer a Deus de maneira bem pessoal.

Conforme Deus me ajudava a pôr minha cozinha em ordem, aprendi muitas lições práticas sobre como Deus quer limpar os armários da minha mente e do meu coração.

Pensamentos errôneos ou escravizantes ficam presos no recôndito de nossa mente e precisam ser descartados do mesmo modo que, sob a direção de Deus, algumas coisas precisavam ser eliminadas dos armários de minha cozinha. Quando Deus me revela essas coisas, Ele está me perguntando:

“Você quer isso? Posso eliminar isso para você?”

É o poder de Deus no meu interior que, juntamente com meu esforço e cooperação, limpa minha mente, meus desejos e apetites, ou qualquer outra coisa. Deus não é maravilhoso?

Jesus me diz: A vida que você recebeu de Mim pode unicamente ser preservada por meio de comunhão contínua. Sem Mim você não pode vencer o pecado, ou resistir à tentação.” João 15:4 diz:“Permanecei em Mim, e Eu permanecerei em vós.” Permanecer em Cristo significa receber o Espírito Santo constantemente, uma vida de entrega ao Seu serviço, sem reservas.

O canal de comunicação entre o homem e seu Deus deve estar continuamente aberto.

Como o ramo da videira que continuamente extrai seiva da videira viva, nós devemos nos apegar a Jesus, e receber dEle, pela fé, a força e perfeição de Seu próprio caráter.

ORGANIZANDO O TEMPO

Colocar minha casa em ordem de acordo com o Céu também exige horário para tudo e coloca todas as coisas importantes em seu devido tempo. Eclesiastes 3:1 diz: “Tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.”

“Sim Sally, você precisa organizar sua vida, suas atividades diárias, dentro de um horário. Você precisa de regularidade e você é a administradora do lar. Você precisa de tempo para dormir, para se levantar e para manter comunhão comigo. Precisa ainda de tempo para estudar, descansar, pensar e avaliar. Você também precisa aprender que existe tempo para falar e para ficar calada; tempo para trabalhar, tempo para brincar, tempo para descansar, tempo para comer e para jejuar; tempo para plantar e tempo para colher.” Planejar meu dia com Jesus me guiando é a maneira de obter sucesso divino. Organizar minha vida dentro de um horário é uma necessidade, não uma opção!

Colocar meu lar em um horário coerente com um pouco de flexibilidade foi uma grande bênção, mas ao mesmo tempo um desafio para mim. Foi melhor para mim, para minha família e para nossa caminhada com Jesus. Devo admitir, que preparar o desjejum constantemente no horário é algo que desafiou meus antigos costumes.

MUDANÇAS SIMPLES OU COMPLEXAS

Você também descobrirá que algumas mudanças são fáceis e outras  difíceis.

Tome a mão de Jesus, Ele deseja caminhar e conversar com você durante cada mudança. Jesus veio me salvar dos meus hábitos egoístas, não semelhantes ao do Céu. Ele é o meu Criador e Redentor, se eu andar e conversar com Ele.

Um horário estabelece tempo para tudo que é prioritário ou necessário em minha vida.

Como minha avó sempre dizia, referindo-se a manter a casa em ordem: “Tudo tem seu lugar e tudo deve ser mantido no lugar. É a melhor maneira de viver”.

DEUS SE IMPORTA COM OS DETALHES?

Deus se importa com cada detalhe da organização de minha casa e quer me ajudar.

É Deus quem convida minha mente e meu coração a organizar e manter a ordem.

À medida que respondo à influência do Espírito Santo, o poder do Céu me capacita a desempenhar minha parte coerentemente, com coração alegre.

Deus realmente se importa com cada detalhe de minha vida. Ele me relembrou, por exemplo, de verificar a porta da geladeira, e eu a encontrei entreaberta. Ele instiga a minha mente quando vejo jogada no chão alguma coisa que deveria estar guardada. Quando estou guardando roupas nas minhas gavetas e elas estão ficando desorganizadas novamente, um pensamento me ocorre: “Um momento de esforço para reorganizar essa gaveta agora, vai economizar horas em outro dia”. Deus está comigo, me guiando, pois me ama muito. Encontro paz e felicidade quando sigo a meu Salvador.

TRISTEZA E FRUSTRAÇÃO

Desorganizar-se traz tristeza e frustração.

Frequentemente acontecia comigo, por exemplo, de limpar o filtro da secadora tarde demais e me sentir culpada por ter pensado em limpá-lo no dia anterior, mas não tê-lo feito. Isso causa trabalho desnecessário para Jim, pois com o tempo ele tem que tirar todos aqueles fiapos de linha da longa mangueira da secadora que fica debaixo da casa.

Clamei ao Senhor em frustração: “Senhor, será que posso aprender a limpar isso regularmente e na hora certa?”

“Eu posso lhe ajudar”, foi o pensamento que Deus colocou em meu raciocínio, intelecto e consciência.

“O Senhor pode? Quero dizer, eu sei que o Senhor pode! Ajuda-me Senhor, me ajuda a lembrar, de alguma forma.”

Jesus estimulou minha mente: “Por que você não escolhe um dia da semana para fazer isso, de modo que faça parte do seu horário e então você o faz naquela hora?”. Respondi:“Isso é maravilhoso Senhor; sim, vamos fazer isso. Então vou escolher quinta-feira, e sei que o Senhor será fiel em me relembrar; o Senhor não vai esquecer como eu!”.

RESPOSTA IMEDIATA

Deus então gentilmente me lembrou que eu preciso atendê-Lo quando Ele me relembrar. Quando Jesus me relembrou na quinta-feira seguinte, imediatamente atendi o pensamento, pois essa era minha responsabilidade em cooperação com o Céu. Descobri que Deus vai além disso ainda. Uma terça-feira eu estava lavando roupas e me veio a ideia de limpar o filtro. Meu pensamento em resposta foi: “Mas hoje não é quinta-feira!”

“Mas”, Deus continuou a raciocinar comigo, “você lavou muita roupa extra; por que não verifica?Quando verifiquei, o filtro realmente estava cheio! Deus é bom e será nosso companheiro constante para nos guiar em cada detalhe de nossa vida se nos entregarmos aos Seus cuidados e cooperarmos.

VALE A PENA TENTAR!

Por que você não experimenta Deus? Aprenda a reconhecer Sua voz para que Ele possa guiar você pela vida, para deixar sua casa fisicamente de acordo com a ordem do Céu. Depois aplique as lições aprendidas na vida espiritual, no casamento e na educação dos filhos. O que você quer que Deus restaure e coloque em ordem? Deus é fiel em guiar todas as ovelhas que O seguem, fazendo dEle o seu Pastor. Para se organizar você deve começar mantendo união e comunhão com Cristo, nosso Salvador.

Por Sally Honberger, www.EmpoweredLivingMinistries.org

Marcado , , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *