Essa semana estava lendo um livro sobre o ciclo de vida da família, e encontrei sete etapas da vida da família que elevam o nível de estresse da família. Achei interessante, e decidi partilhar com vocês neste texto.
Estágio Um: Casais sem Filhos
Nesse estágio, a maior parte das situações estressantes se concentram em quatro áreas específicas: organizar o tempo para trabalho e família, questões financeiras, problemas de relacionamento e questões de doença e cuidado da família. A primeira é o que estamos falando há algum tempo, sobre a necessidade de se priorizar o tempo, e valorizar os momentos que devem passar juntos em família. Saber organizar o horário, para não pesar nem para a família, nem ficar sem o trabalho, é o grande desafio. Mas esses dois momentos são muito importantes. E esses afetam o segundo ponto, que são as questões financeiras. O casal em começo de casamento, geralmente, está começando a organizar-se financeiramente, pensando em carro, casa, móveis, etc. E o dinheiro, geralmente, nunca é suficiente. Aqui também é necessário que o casal lide bem com as questões do que é prioritário, o que pode ser uma exceção, e o que é completamente dispensável (Um aviso para os homens, o gasto das mulheres com salão de beleza não é algo dispensável. É essencial para o bem estar da mulher). O aspecto dos problemas de relacionamento dizem respeito à adaptação que tanto o homem quanto a mulher precisam passar quando decidem viver juntos. Os dois vêm de lares diferentes, e veem as coisas de maneira diferente. Por essa razão, precisam aprender a ceder. É melhor ser feliz que estar certo, em muitas decisões. E o quarto aspecto é a de questões de doença e cuidado da família. Essa família não é apenas o marido e a esposa, mas também as pessoas significativas da família (pais, sogros, cunhados, etc). Isso causa muito estresse, e se o casal não conseguir lidar bem com essas situações, com certeza o relacionamento vai se deteriorar.
Estágio Dois: Estágio de Cuidar das Crianças
Com a chegada de um, dois ou mais filhos, não é de se surpreender que as prioridades do casal mudam. E não é apenas isso. Os problemas do primeiro momento volta a se tornar uma preocupação. O dinheiro novamente passa a ser uma situação difícil, pois exige que a família refaça o orçamento, repense as prioridades, e assuma uma boa maneira de fazer o salário durar. Muitas pessoas contraem dívidas que afetam por muito tempo a situação. Na verdade, essa questão financeira é responsável por quase cinquenta por cento de todas as preocupações da vida familiar. Outro problema é que o casal pode colocar os filhos no centro do relacionamento, e com isso prejudicar a relação dos dois. Mesmo com a chegada dos filhos, o pai e mãe precisam lembrar que o cônjuge é mais importante. Infelizmente, muitas pessoas não se dão conta disso, e acabam desenvolvendo um relacionamento frio e sem graça, dependente sempre dos filhos para serem felizes.
Estágio Três: Famílias com Crianças na Idade Escolar
Nesse momento da vida da família, levar o filho na escola, deixar a filha aos cuidados de outra pessoa, pode ser uma grande fonte de estresse. Lógico que eu sei que para algumas famílias, acaba sendo o melhor, já que o filho parece ter energia demais para os pais gastarem em um dia apenas. Mas, em geral, deixar o filho na escola, começar a ver ele se distanciando, é algo que gera muitas crises. Além disso, o aspecto financeiro continua sendo preocupante, pois os gastos com a criança aumentam, já que os materiais escolares são sempre muito caros. O casal precisa organizar seus horários para dar conta de todas as atividades que precisam fazer para si e para os filhos.
Estágio Quatro: Famílias com Adolescentes
Essa talvez seja uma das fases mais complicadas e geradoras de estresse para a família. No momento em que os adolescentes aparecem na história, gerando momentos de desconforto, de crise, de questionamentos, parece que o aspecto relacional é o que sofre mais. Muitas vezes, as lutas do adolescente acabam refletindo no relacionamento dos pais, que se não concordarem com respeito às regras dos filhos, não serão capazes de superarem as dificuldades. A família passa por uma crise estressora muito grande, na tentativa de reajustar a ordem e o respeito dentro de casa.
Estágio Cinco: Filhos Saindo de Casa
Essa fase é muito complicada para muitos pais. Infelizmente, ao dar a luz a um filho, os pais não pensam que estão com alguém que vai ficar apenas por um período de tempo com eles. Eles acham que os filhos estarão com eles para sempre. Que o valor que estão gastando com eles vai ser retribuído por eles não desejando sair de casa. Muitos pais não se preparam para a saída, e assim enfrentam muitas situações estressantes quando os filhos começam a buscar o rumo de suas vidas.
Estágio Seis: O Ninho Vazio
Esse estágio é muito complicado para o casal. Muitas vezes, os filhos aparecem cedo na vida, e por essa razão, os dois não conseguiram fortalecer os laços de união entre eles. Assim, quando os filhos saem de casa, e o casal se vê novamente a sós, um com o outro, percebe que não se conhecem mais, que não têm nada em comum, e por isso, qualquer problema, qualquer diferença, é motivo de grandes brigas. Isso não acontece com todos, mas muitos passam por essas dificuldades.
Estágio Sete: Famílias Aposentadas
Por fim, a última grande fase da vida é o período da aposentadoria. Para muitas pessoas, o trabalho se torna a principal fonte de segurança, de valor próprio, de se sentir parte de algo útil. E não se preparam para o momento em que vão parar. Por essa razão, quando decidem se aposentar, e se recolhem para ficar em casa, descobrem que a vida não tem mais sentido. Muitas pessoas passam por sérios momentos de depressão. Perdem o valor próprio, e passam a se sentir inúteis, sem saber como contribuir para o futuro dos filhos, netos, etc. Esquecem que sua experiência pode fazer grande diferença na vida dos filhos. E que eles não precisam parar de fazer tudo, apenas podem se dedicar a fazer o que mais gostam, agora sem a pressão de tempo ou do chefe.
Passar pela vida não é algo simples, fácil, e sem dificuldades. Mas certamente, ao estar ciente dessas dificuldades, você e seu cônjuge podem começar a se preparar para tal situação.
Que Deus abençoe você e seus relacionamentos,
Osmar Jr
Psicólogo do CEAFA
Direitos autorais: HTTP://blog.ceafa.com.br
PS> Se você tiver algum tema que gostaria que escrevêssemos, ou se quiser dar sua opinião, ou mesmo se algum desses artigos falou ao seu coração, escreva para mim. Meu objetivo é produzir textos que possam ajudar você a enfrentar a sua vida com mais esperança. E-mail: atendimento@ceafa.com.br