Não podemos negar que vivemos na era da comunicação. Hoje, conversar com o vizinho, com amigos de outros estados, ou com primos que se mudaram para o Japão é algo extremamente fácil. Podemos usar os celulares, que nos permitem entrar em contato em qualquer lugar que estivermos (e que haja o sinal de celular, é claro!). Temos ainda telefone, internet, etc., que nos mantém conectados com o mundo inteiro. Temos a possibilidade de falarmos o quanto quisermos. Nosso mundo evolui com a tecnologia.
Contudo, será que com tanta facilidade, melhorou também a nossa comunicação? Será que na família, entre pais e filhos, entre marido e esposa, agora que temos tanta facilidade, melhoramos nossa forma de conversarmos uns com os outros? Tenho a impressão de que não.
Qual tem sido o problema? Acho que podemos colocar a culpa naquela peça que fica com o ouvido encostado no fone do telefone: o ser humano. Enquanto melhoramos nossa tecnologia para nos comunicarmos, ao mesmo tempo nos tornamos mais isolados e solitários, mesmo dentro da mesma casa, mesmo deitados na mesma cama. Parece que homens e mulheres não conseguem se entender.
Não é estranho que em um mundo no qual o casal foi feito para se relacionar em nível de intimidade tenhamos uma comunicação tão complicada? Por que temos tanta dificuldade em entender a outra pessoa, e nos fazermos entender por ele/ela?