O MAIOR DOS PERIGOS

Rate this post

Frequentemente, me perguntam o que considero como a maior ameaça às famílias atualmente. Eu poderia, em resposta, falar do alcoolismo, uso de drogas, da infidelidade, e de outras causas comuns de divórcio. Mas há outra praga responsável por mais famílias desbaratadas do que as outras juntas. É a simples questão do excesso de compromissos e a tirania da urgência.

(mais…)

POR QUE RIR É BOM PARA SEU CASAMENTO?

Rate this post

Rir é um ótimo remédio. Exerce importantes efeitos psicológicos sobre você e sua alma gêmea. O filósofo francês Voltaire escreveu: “A arte da medicina consiste em divertir o paciente enquanto a natureza cura a doença”. Pesquisas recentes indicam que as pessoas com senso de humor têm menos sintomas de doenças físicas do que as que são mais mal-humoradas. Essa idéia não é nova, obviamente. Desde a época do rei Salomão, as pessoas já conheciam e aplicavam os benefícios do bom humor. Como diz Provérbios 17:22: “O coração bem disposto é remédio eficiente”.

(mais…)

RESERVE OS FINAIS DE SEMANA PARA SUA FAMÍLIA

Rate this post

Recentemente, uma mãe que trabalha e tem um filho de sete anos contou-me suas experiências com a simplificação. Ela estava animada com a idéia de viver com mais simplicidade, porém esse objetivo parecia impossível de ser alcançado. Era uma profissional autônoma, trabalhava muitas horas por dia e, consequentemente, tinha pouco tempo livre.

Certo dia, então, seu filho perguntou-lhe: “Mãe, você nunca senta?”

(mais…)

Você se casou com a pessoa certa?

Rate this post

Às vezes, as pessoas questionam se realmente se casaram com a pessoa certa. Isso costuma acontecer nos dois primeiros anos após o casamento, quando as diferenças de personalidades começam a se evidenciar. Esse processo é normal.

Logo no início do casamento, não enxergamos com nitidez essas diferenças. Achamos que são “características exclusivas” da personalidade do cônjuge. Passado algum tempo, a situação se modifica. Primeiro, tentamos nos adaptar. Toleramos, não tomamos conhecimento nem negamos a existência das diferenças, a fim de evitar conflitos.

Depois, nós as anulamos ou tentamos eliminá-las exigindo, pressionando ou manipulando o cônjuge.

Em seguida, passamos a apreciar as diferenças, porque descobrimos que são necessárias e indispensáveis. Na verdade, elas são essenciais. Em função disso, passamos a elogiá-las, a gostar delas, a aceitá-las de bom grado. Incentivamos sua evolução.

(mais…)

À Imagem de Deus

Rate this post

Na cerimônia de casamento, o noivo se coloca em pé, diante dos convidados na igreja, observando uma pessoa especial caminhar em sua direção. A pessoa que entra, estará caminhando entre os bancos da igreja. Talvez ambos se sentem impassíveis, calmos e controlados ou sentem um frio no estômago. Provavelmente, gastaram horas para estar com uma aparência impecável. Desejam causar uma boa impressão naquele dia. Querem que os convidados se lembrem deles da forma maravilhosa com que se apresentaram naquele dia.

Quem é a pessoa com quem o noivo está se casando? E quem é aquela pessoa que a noiva está aceitando como marido? Quem é você realmente? Quem é a pessoa com quem você escolhe passar o resto da vida? Será que a pessoa se conhece muito bem, e também conhece bem a pessoa com quem está se casando?

Estas são perguntas elementares para os quais todos precisamos saber as respostas. Se alguém lhe perguntasse quem é, e você não falasse nada acerca da sua profissão ou desse referências sobre o seu trabalho, você seria capaz de responder? Isso é um exercício muito estressante para muitas pessoas!

(mais…)