Brigando Pela Paz

Rate this post

Como lidar com suas diferenças sem dividir seu casamento

O lugar onde vão passar as férias: se num local de eco-aventura, ou numa praia. A hora em que devem arrumar a cozinha: durante o tempo em que estão cozinhando, depois da refeição. O que fazer com o quintal: uma horta ou deixar um gramado para jogar futebol. E assim por diante. Esses são pontos de conflito de um relacionamento conjugal.

Claro que um lar livre de conflitos é algo irreal. Ainda assim, marido e esposa são chamados para serem pacificadores. E no processo de “lutar pela paz”, podem desenvolver um relacionamento mais profundo e saudável.

Resolver conflitos não é algo que acontece naturalmente. Mais freqüentemente do que o desejado, uma pessoa pode se transformar numa tartaruga ou num tubarão durante o conflito. A tartaruga se encolhe dentro de seu casco para evitar o conflito, certa de que aquilo é perigoso e é errado. Em contrastes, o tubarão parte para cima do oponente, com os sua mandíbula afiada, pronto para atacar. Com uma atitude de “ganhar a qualquer preço”, o tubarão se esquece de que se alguém vence, alguém tem que perder.

As atitudes tanto da tartaruga quanto do tubarão podem detruir um casamento. A melhor maneira de resolver o conflito é criar uma situação na qual os dois possam vencer.

Um conflito saudável é dependente de aprender a lutar com amor e integridade. Essencialmente, o conflito se divide em preparação, o encontro e a solução.

(mais…)

Como se Apaixonar a Cada Dia

Como se Apaixonar a Cada Dia 5.00/5 (100.00%) 1 vote

O romance em seu casamento não vai diminuir se você investir em pequenos atos de gentileza

[Nota do tradutor: Artigo direcionado para pastores, mas que pode ser adaptado para qualquer casal].

Manter o romance aceso é um desafio quando você tem que lidar com tarefas que nunca terminam, agendas estafantes e obrigações emocionais tanto a congregação quanto da família. Sentimentos inspiradores e atuais de romance exige compromisso e criatividade, mas você pode fazer isso. Aqui estão vários princípios que funcionam bem para os casais ministeriais.

(mais…)

O Casamento Com o Qual Você Cresceu

Rate this post

Como o casamento dos seus pais afeta o seu próprio casamento

Na época em que nos casamos, meus pais já estavam casados por 35 anos, e os do meu marido, por 25. Esse dois lares de origem eram felizes, e aumentaram muito a possibilidade de que nosso próprio casamento também fosse feliz. Tínhamos instintivamente aprendido padrões de comportamento que tinham funcionado bem para nossos pais, e não pensamos duas vezes ao aplicá-los ao nosso próprio casamento.

E esse foi o problema – meu marido estava me tratando como seu pai trata sua mãe, e eu estava respondendo como minha mãe responde ao meu pai.

O problema era que seu pai não era casado com a minha mãe. Os padrões que tínhamos trazido para nosso casamento eram excelentes – mas eles pertenciam a nossos pais. Se tivessem que funcionar para nós, teriam que ser adaptados, para se tornarem apropriados para nossas personalidades, nosso relacionamento, nossa maneira de fazer as coisas.

A União de Seis Pessoas

(mais…)

Conversar, Conversar, Conversar

Rate this post

Como Decodificar o que Seu Cônjuge Está Falando

É óbvio que homens e mulheres se comunicam em níveis diferentes. Em geral, homens falam como se estivessem esperado o intervalo de um filme acabar: falam em três minutos, expressam uma opinião, e pronto. As mulheres normalmente falam em um nível de intimidade mais profundo – elas expressam uma opinião e então a embrulham com sentimentos. Elas são bem mais adeptas à ciência da comunicação.

Os homens têm dificuldade para se comunicarem em um nível de intimidade. Ainda assim, as mulheres têm a tendência de serem muito sofisticadas na sua habilidade de discutir coisas a nível profundo e de sentimentos.

Quando o casal se casa, eles costumam conversar em níveis diferentes. A esposa fala sobre como ela se sente sobre alguma coisa, enquanto seu marido oferece soluções. A esposa quer se relacionar na conversa, mas seu marido quer resolver o problema.

Isso pode ser muito confuso para as mulheres, já que eles não se relacionavam dessa maneira enquanto estavam namorando. Naquela época, eles se sentavam na frente da casa dela e conversavam por horas. Ela achava que ele era a melhor pessoa para se conversar. Ele parecia conversar só pelo prazer de conversar.

Na realidade, ele estava tentando conquistar o coração dela, e ele sabia que isso significa se relacionar com ela. Ele estava trabalhando duro para “fazer a venda” – que ela aceitasse casar com ele. Quando esse objetivo foi alcançado, ele não via mais necessidade de se sentarem juntos e conversarem por várias horas. Afinal, “a venda” há tinha sido feita.

Os problemas surgem quando cônjuges conversam um com o outro em níveis diferentes. O marido pode estar falando sobre como a comida do restaurante estava deliciosa e do desconto que eles conseguiram. Mas sua esposa está falandao sobre como ela se sentiu no restaurante e o fato de que havia tanto barulho que eles não tiveram chance de ter uma boa conversa. Ela não achou que essa tinha sido uma boa noite para um encontro de casal. Ele achou que foi uma noite ótima.

(mais…)