Descobrindo Qual o Seu Valor para Seu Cônjuge

Rate this post

Quanto você vale? Não sei quantas vezes você já se fez essa pergunta ou quantas vezes lhe fizeram ela. Mas é muito importante descobrir o quanto valemos.

Se formos analisar apenas o aspecto químico de nosso corpo, podemos fazer um orçamento inicial, de acordo com o que se segue:

Nosso corpo é constituído de cerca de 30 litros de sangue água, temos gordura suficiente para fazer sete barras de sabão, carvão para algumas dezenas de grafites de lapiseira, ferro para fazer um prego de tamanho médio, cal suficiente para pintar de branco um pequeno galinheiro e enxofre bastante para livrar um cachorro de suas pulgas. Fazendo a conta total, podemos chegar ao valor de aproximadamente R$ 300,00.

Será que é isso? Será que esse é o valor de cada pessoa? Para analisar essa questão, vamos fazer uso de duas palavras muito usadas por aí, mas muitas vezes mal compreendidas: AUTO-ESTIMA.

Mas, o que é realmente a auto-estima? Auto-estima é sentir-se bem consigo mesmo, entender que temos valor e competência para enfrentar os desafios básicos da vida, é sentir-se merecedor de felicidade. É acreditar que conquistas, sucessos, amizades, respeito, amor e aperfeiçoamento são adequados para nós.

Todos temos auto-estima. Todos somos capazes de dizer se somos merecedores ou não de carinho, amor, reconhecimento, elogios, etc.

Como ela se constitui? Como surge a auto-estima?

(mais…)

Maridos que Falam Através do Silêncio

Maridos que Falam Através do Silêncio 5.00/5 (100.00%) 1 vote

Em muitos lares, o silêncio do marido em determinados momentos parece ser uma parede impenetrável – a esposa de um lado, confusa, algumas vezes até mesmo com raiva por causa do silêncio do seu marido; enquanto que do outro lado se encontra o marido calado, confuso e irritado pela reação dela.

A maioria dos casais concorda que, independente se a mulher é mais ou menos extrovertida, ela tem a tendência de se expressar verbalmente com mais freqüência do que a maioria dos homens. As mulheres são encorajadas desde a infância a partilharem seus sentimentos. Os homens não são; a facilidade em se abrir é uma característica feminina.

Os homens também são ensinados que eles devem sempre estar no controle da situação, e que a maneira mais fácil de permanecer no controle é ficar fora do território desconhecido – o que pode incluir a conversação.

As pesquisas sobre comunicação mostram que na média, os maridos e as esposas gastam 30 minutos por semana conversando um com o outro. Isso acaba acontecendo por causa das obrigações do trabalho, das necessidades das crianças, das responsabilidades da igreja, e das tarefas diárias. Assim, fica muito difícil se encontrar um tempo para uma conversa despreocupada, e menos tempo ainda para uma trocQa íntima de sentimentos.

Mas, e se houver tempo para conversar, e os sons do silêncio continuarem a ecoar? Por que alguns maridos deixam surgir uma parede entre eles e as mulheres durante a conversação?

Aqui estão algumas respostas masculinas:

(mais…)

Valorize as Pessoas

Rate this post

“Voltando-Se, porém, repreendeu-os, e disse: Vós não sabeis de que espírito sois. Porque o Filho do homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las.” Lucas 9:55 e 56.

ENCONTRO ESPECIAL NA MADRUGADA

Acordei perto da meia-noite com a impressão de que alguém estava presente no quarto. Então, bem desperto, procurei escutar os sons típicos de nossa casa no sertão e parecia que tudo também repousava das atividades do dia. Uma lua crescente viaja majestosamente sobre o Parque Nacional Glacier em direção ao Ocidente para se esconder atrás das Montanhas Whitefish. O silêncio parece tão concreto, que quase podemos tocá-lo; apenas o uivo de algum coiote interrompe a tranquilidade que tanto amamos.

O luar através da janela ilumina nosso quarto e dá ao ambiente familiar uma aparência celeste, mas a névoa da terra dos sonhos não me atrai. Tenho um visitante que espera minha companhia.

Sento-me, procurando não perturbar o sono da esposa que dorme, e volto a atenção à minha audiência com o Rei dos Reis.  Ultimamente tenho meditado sobre o Calvário. Não é a primeira vez. Durante muitos anos tenho almejado compreendê-lo mais plenamente, experimentá-lo mais profundamente, e já por alguns meses tenho orado para que Deus me revele seus mistérios de maneira mais completa. E nesse momento senti a presença de Deus no quarto. Nada que eu pudesse ver ou ouvir, mas senti que Deus estava ali e que escolhera aquele momento especial para me dar um vislumbre mais amplo do Calvário. O cenário se abriu diante dos olhos da minha mente e ali estava eu. Pude ver tudo. E o que Deus me mostrou naquela noite, eu gostaria de partilhar agora com você.

(mais…)

Jesus ou Outra Coisa Qualquer?

Rate this post

COM A BÍBLIA, SEM JESUS!!!

Fico pasmado ao pensar quantos anos gastei estudando a Palavra de Deus todos os dias sem encontrar Jesus! Bem, encontrei a  verdade, mas não encontrei Jesus. Em João 14:6 lemos: “Eu sou o Caminho, e a Verdade, e a Vida.” Jesus é o único Caminho.

Quando temos algum problema com alguma coisa por pequena que seja, Ele é o único caminho. Não há salvação em nenhum outro  caminho – absolutamente em nenhum.

“Eu sou não apenas o Caminho, mas também a Verdade”, Jesus nos diz.  Temos abraçado uma verdade, mas não encontramos  a Verdade. Podemos ter muitas verdades, mas Ele é a Verdade para a qual todas as demais verdades apontam. Durante muitos anos procurei me satisfazer com verdades individuais em vez de com a Verdade.

Em João 10:9 Cristo disse ainda: “Eu sou a Porta.” Em outras palavras, vocês precisam vir através de Mim. Quando tentamos entrar no Reino por meio de outros caminhos, podemos parecer muito bons e enganar muitas pessoas, mas isso na realidade não efetua nenhuma mudança no meu interior. Jesus é a Porta. Ele é o único Caminho. Preciso entrar através desta Porta todos os dias.

Esse é o Evangelho. Isso não é simplesmente boas-novas; são novas absolutamente fabulosas! Significa que não preciso continuar vivendo a mentira do professo cristianismo. Posso ter salvação para mim mesmo, através dEle; mas unicamente através dEle. Em João 6:51 Jesus nos diz: “Eu sou o Pão Vivo.” Só Ele pode me sustentar.  Não podemos ser sustentado com nenhuma outra coisa. Ele é a vitalidade da vida. Ele é o Evangelho.

Lemos em João 15:5: “Porque sem Mim (absolutamente) nada podeis fazer.” Ele almeja que todos nós experimentemos a vida como Ele viveu. Jesus era e é a expressão viva do verdadeiro amor. I João 4:8 afirma: “Aquele que não ama, não conhece a Deus, pois Deus é amor.” Esse critério não é o amor fraco, interesseiro, que durante muitos anos era o único que eu entendia. Esse é um amor muito além da formação humana. É um amor por outros que se estende tão além de nossa débil compreensão que me desafia até o dia de hoje.

Por que estou partilhando esses textos? Porque talvez você, exatamente como eu, tenha gasto muitos anos  fazendo do evangelho alguma outra coisa que não uma experiência diária, viva, momento a momento em Jesus Cristo.

(mais…)

Organizando-se

Rate this post

“Jesus veio à Terra para nos salvar de alguma coisa. O que será?”, pensei. Ele veio para me libertar de uma vida de egoísmo e pecado, e de todos os meus hábitos maus. Deus desejava que meu lar refletisse completamente a ordem do Céu, tanto por dentro como por fora. Isso só seria possível se eu deixasse Jesus reinar no trono de meu coração, de meus pensamentos e de minhas ações.

Será que eu filtraria tudo através de Cristo e O permitiria ser o meu Senhor, o Guia de minha vida?

A RAIZ DE TODOS OS PROBLEMAS !?

Comecei a perceber que o problema das falhas em minha vida era porque eu não tinha o hábito de me manter em união e comunhão com Deus e com o Céu. Percebi que era natural consultar e conversar com o “próprio eu”, mas desse modo eu servia o pecado, o egoísmo e meus velhos hábitos. Mateus 1:21 diz que Jesus veio me salvar dos meus pecados, não me salvar neles!

Jesus quer me livrar de uma vida de autosuficiência, para uma vida espiritual em Cristo. Ele fará isso ao me levar a ter um relacionamento tão íntimo com Ele que através da união e comunhão com o Céu minha mente e meu lar sejam mudados.

Eu desejava me libertar de toda desordem e impureza, e estava determinada a seguir a Jesus em vez do próprio eu. Mas como posso me organizar? Como posso me relacionar com Jesus e deixar que Ele me guie?

Como posso aprender a segui-Lo? Gostaria que meu lar tivesse aquele amor de origem celeste que reflete uma organização correta em cada aposento da casa, bem como nas dependências de minha mente, minhas palavras e atos. Enquanto pensava e meditava nisso, olhei para minha casa e me perguntei: “O que Jesus gostaria que fosse mudado em minha casa?” Dei uma olhada ao redor, normalmente tudo estava limpo e em ordem.

(mais…)