A VERDADEIRA FONTE DE FELICIDADE

Rate this post

Sabemos que, com certos limites, o jeito que pensamos é o jeito que seremos. Lógico que se eu pensar que sou um pato, não vou me transformar em um. Mas, se todos os dias pensar que sou infeliz, então assim serei.

Se eu for passar o meu tempo livre pensando no que eu considero ruim na vida de solteiro, então a minha vida se transformará em algo que de fato será ruim. Acabarei me tornando uma pessoa triste, carente e chata.

A forma que pensamos tem influência enorme em nossas vidas. Por isso o apóstolo Paulo disse, em Filipenses 4:8: “Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas”.

Para muitas pessoas a felicidade está baseada em ter alguém em sua vida. Vou dizer uma verdade com a qual até o casado irá concordar: a felicidade não vem do cônjuge. Quem procura sua felicidade em outro ser humano acaba desapontado. Todo casamento feliz e abençoado tem como fonte o Senhor Jesus Cristo e a comunhão com o Espírito Santo. O verdadeiro preenchimento e alegria vêm somente de Deus.

Os casais felizes têm descoberto esse princípio e compartilham um com o outro a felicidade que o Espírito dá. Os solteiros felizes descobriram o mesmo princípio: a felicidade é dádiva de Deus em nossos corações, baseada num relacionamento com o Deus eterno.

Creio que o casamento é uma bênção. Mas como solteiro, estou procurando servir ao Senhor e aproveitar a vida confiando que qualquer que seja o futuro que Ele me reserva – casado ou solteiro – será o melhor para mim.

Adaptado de Gary Haines, “A Bênção de Ser Solteiro”, Ed. Atos, p. 26-34.

Aprendendo a Lidar com a Culpa Quando os Filhos Erram

Rate this post

Mesmo apesar de os filhos terem se afastado de Deus desde o Jardim do Éden, nenhum pai está preparado para encarar um pródigo em seu lar. Quem está preparado para ouvir o seu filho ou filha, depois de tanto tempo frequentando a igreja, e ouvindo as histórias bíblicas, dizer que não deseja mais ouvir falar de Deus? Ter um filho ou filha que se junta ao grupo errado de pessoas, usa drogas, ou se torna mais uma adolescente grávida para aumentar a estatística pode ser realmente devastador para um pai.

O Jogo da Culpa

Quando um filho renuncia a fé e entra num estilo de vida destrutivo, uma das áreas de maior conflito para os pais é o forte sentimento de falha e culpa que é experimentado por eles. Culpa pode se tornar uma companhia constante quando uma pessoa tenta entender o que deu errado – o que ele(a) fez de errado.

Você conclui que falhou, e entende que é por essa razão que as coisas deram erradas. Os pais de pródigos normalmente vivem sob um imenso peso de auto-condenação. É um peso que é destrutivo e perigoso, pois influencia tanto emocionalmente quanto espiritualmente uma pessoa. É um espiral descendente viciante que empurra você mais e mais pra baixo no ódio contra si mesmo, desespero, e auto-piedade. Mas essa não é a maneira pela qual Deus deseja que você viva. Para sair disso, você precisa aprender a diferenciar a culpa destrutiva da culpa construtiva, e como você deve responder a cada uma delas.

(mais…)

Acendendo as Luzes Amarelas

Rate this post

Até mesmo casais cristãos caem em adultério – e “cair” é  palavra certa  para isso, pois a verdade mais impressionante é que a maioria deles nunca estava procurando por isso. Se você acha que não pode acontecer com você, eu digo que tome cuidado, que pode acontecer sim. Um relacionamento de adultério pode ser traiçoeiro para qualquer um que se tornar cego para as luzes de alerta.

Por que as pessoas caem em adultério

Momento vulneráveis. Fadiga, uma agenda de viagens lotada, um momento de grande transição na vida, uma experiência que se segue a um momento de grande empolgação – todos esses são momentos que colocam a pessoa em situação de risco.

Luxúria não detectada – As fantasias das mulheres são diferentes das dos homens. Quando uma mulher falha em reconhecer sua própria luxúria e desejos sensuais, ela se torna uma presa fácil para um caso extra-conjugal. Enquanto a luta dos homens é contra os desejos lascivos por um corpo feminino, uma mulher pode desejar não apenas um corpo, mas o todo masculino: sua gentileza, seu cuidado, suas palavras de compreensão, sua atração a ela – toda sua personalidade.

(mais…)

COMO VENCER TODAS AS DIFICULDADES DO CASAMENTO

Rate this post

Educação e cultura não bastam para fazer um casamento feliz. Fazemos essa afirmação com muito cuidado. As chances de ocorrer desavenças, sofrimento e conflitos são maiores num casamento onde os cônjuges não partilham da mesma prática e compromisso cristãos. Por mais que ele ou ela seja uma pessoa educada, culta e experiente, falta-lhe a presença do Espírito Santo no seu coração. Educação não resolve todos os problemas do homem.

Faz alguns anos, os jornais publicaram um escândalo ocorrido com o reitor de uma universidade federal aqui no Brasil. Era um homem que estou no exterior, cheio de cultura e conhecimentos. Era um homem brilhante. Infelizmente, era corrupto. Acabou sendo processado por haver-se enriquecido às custas do dinheiro público. Não estamos dizendo que todos os intelectuais e homens cultos do país são corruptos. Apenas que existem coisas que somente o Espírito de Deus pode fazer. Educação, cultura e conhecimento são coisas boas e devem, quando possível, ser adquiridas. Mas elas não substituem o poder do Espírito Santo que habilita duas pessoas diferentes a viverem felizes, anos a fio, debaixo de um mesmo teto.

(mais…)

VOCÊS SÃO ALMAS GÊMEAS?

Rate this post

É importante aprendermos que um bom casamento não se resume na boa comunicação, na solução de conflitos e em atitudes positivas. Todos esses componentes são extremamente importantes para que um relacionamento seja duradouro e significativo, mas não é o bastante. O casamento não é uma máquina que precisa de manutenção constante para mantê-lo em funcionamento, mas um acontecimento sobrenatural apoiado na troca mútua dos votos sagrados. Acima de tudo, o casamento é um esforço íntimo, misterioso e imperscrutável.

Até mesmo os casais felizes no relacionamento acabam descobrindo um desejo inato de unir-se à pessoa amada não apenas pelo bem-estar, não apenas pela paixão, mas também para encontrar sentido. Nossa vida segue dia após dia; pode ser um sucesso ou um fracasso, prazerosa ou atormentada. Mas qual seu significado? A resposta está em nossa alma.

Para os casais unidos pelo casamento, a busca de sentido espiritual deve ser conjunta. Cada pessoa deve descobrir o significado da vida, mas os cônjuges também devem encontrar juntos o sentido do casamento. Vocês não são somente marido e mulher. Os dois juntos deram à luz um casamento, que é como um ser vivo, e a alma desse novo ser deve ser alimentada.

(mais…)

NÃO ESPERE, DECIDA!

NÃO ESPERE, DECIDA! 5.00/5 (100.00%) 1 vote

Enquanto esperava um amigo no aeroporto, tive uma dessas experiências transformadoras que escutamos falar – daquelas com que nos deparamos sem esperar. Esta aconteceu a poucos centímetros de mim.

Buscando localizar meu amigo entre os passageiros que saíam pela porta da área de desembarque daquele aeroporto, notei um homem vindo em minha direção, carregando duas malas. Ele parou bem na minha frente para saudar sua família.

A primeira coisa que fez foi dirigir-se ao filho mais novo (de uns seis anos), deixando as malas no chão. Eles trocaram um longo e apertado abraço. Ao separarem-se o suficiente para olharem-se nos olhos, ouvir o pai dizer: “Estou muito feliz de ver você de novo, filho. Senti muita saudade!” O filho sorriu, meio acanhado, abaixou os olhos e respondeu suavemente: “Eu também, papai!”

O homem então levantou-se, olhou nos olhos do filho mais velho (de mais ou menos dez anos) e, envolvendo o rosto do filho com as mãos, disse: “Você está quase um rapaz. Amo muito você, Zach!” Eles também se abraçaram com ternura e amor.

(mais…)

Além do Romance

Rate this post

O casamento pode ser comparado a uma árvore. Nutrido por Deus, os galhos da árvore crescem em todas as direções. Mas, sempre precisamos voltar para tronco central. Deus criou o casamento: “e os dois serão uma só carne”. Fácil de dizer, mas pode levar uma vida inteira para se obter.

O ELEMENTO MAIS DIFÍCIL

Qual é o ingrediente que faz com que um casamento se torne num tronco de árvore firme e bem arraigado? Amor… romance… sexo? Com certeza, o romace faz com que os sentidos sejam despertados; o sexo serve como o parque de diversões para nossas expressões de afeto; o amor é o rio que nos move em direção à pessoa amada. Mas a intimidade é o elemento mais difícil de ser obtido, mas que permite que cada parceiro se torne mais do que poderia ser se estivesse sozinho.

Casais saudáveis descrevem a intimidade como um sentimento de se sentir aceito, valorizado, compreendido, e apreciado – não apenas por aquilo que fazem, para por serem quem são. Não apesar de suas falhas, mas mesmo por causa delas. Quando confio que meu cônjuge vai me amar por meus pontos fracos, minhas vulverabilidades, ao invés de atacá-los, eu me sinto livre para partilhar mais.

(mais…)